Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

Artigo colocado em Centro, Igrejas | 0
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Rainha Santa Isabel
Rainha Santa Isabel

Já te imaginaste a casar numa igreja cheia de história e incrivelmente bela? Então não deixes de considerar o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, um lugar maravilhoso que pode marcar a diferença no teu casamento.

O mosteiro de que te falamos localiza-se em Coimbra, na margem esquerda do rio Mondego e é mais conhecido como Convento de Santa Clara-a-Velha. A sua história é bastante rica sendo que, desde logo a sua construção foi motivo de discórdia quando em 1283 D. Mor Dias ordenou a sua construção. O mosteiro não resistiu e acabou por se extinguir tendo sido entregue às freiras clarissas. Contudo, mais tarde, quando a Rainha Santa Isabel se interessou por este convento e, depois de ter recebido autorização oficial do Papa Clemente V em 1314, mandou edificar novos edifícios e fundou o convento da Ordem da Santa Clara. Em 1677 as freiras poderem finalmente mudar-se para os novos edifícios, voltando o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha a cumprir o seu propósito original.




Interior do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Interior do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

Ao longo dos tempos, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha foi alvo de varias restaurações contudo, foi depois de um projeto de valorização alargado que ocorreu entre os séculos XIV e XVII, que este monumento nacional e sítio arqueológico passou a contar com um Centro Interpretativo.

Se quiseres saber ainda mais sobre a história do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha não hesites em fazer uma visita a este fantástico monumento. Por entre os muitos elementos que poderás admirar englobam-se a exposição de espólio arqueológico conventual, as ruinas, modelação virtual e exibição de filmes. Quanto ao bilhete tem um custo de 5€ por pessoa (exceto no primeiro Domingo de cada mês em que a entrada é gratuita) ao qual deves acrescentar mais 1,5€ se pretenderes alugar um áudio-guia. Se fizeres marcação prévia, podes ainda ter acesso a visitas guiadas e temáticas.

Não deixes de visitar Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. Vais encantar-te com o seu estilo gótico e perceber se é o local perfeito para teu casamento.

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

 

Deixa uma resposta


6 × = 12