Mise En Place em Banquetes de Casamentos

Artigo colocado em Centro, Copo d'Água, Norte, Outros, Sul | 0

Mise en Place

Se és daquelas pessoas que acha simplesmente linda a forma como as mesas dos banquetes de casamento são postas e organizadas, não deixes de saber e aprender como é colocado o seu mise en place.

Antes de mais, mise en place é uma expressão francesa que significa “pôr no lugar” e ao contrario do que é da compreensão geral, não está relacionada apenas com a colocação dos pratos, talheres, copos e demais utensílios numa mesa, mas também com todas as coisas que têm o seu lugar especifico.

Relativamente ao tipo de mise en place especifico para a mesa de um banquete de casamento, este apresenta-se mais formal tomando normalmente a seguinte forma:

Mise En Place em Banquetes de Casamentos




Podes então verificar que no centro das atenções estão os pratos, normalmente um raso e por cima, um de sopa. Depois, à tua direita, encontram-se as facas de carne e peixe, assim como a colher de sopa. Já à tua esquerda devem estar os garfos de carne e peixe, estando também por vezes o guardanapo (este tanto pode ser localizado como adorno em cima do prato de sopa, como à direita dos garfos, dependendo do teu gosto). À frente do prato ficam os talheres de sobremesa (normalmente colher e garfo) e à  direita destes ficam os copos na sua ordem específica (copo de água, vinho tinto e por fim o copo de vinho branco). Finalmente, o prato do pão fica à esquerda dos talheres de sobremesa.

A localização de todos estes utensílios é então estratégica para que em cada refeição se comece a utilizar os talheres de fora para dentro, numa harmonia que evite confusões e ou enganos. Desta forma, a sopa é o primeiro elemento da refeição a ser servido, segue-se o prato de peixe e o prato de carne, finalizando-se com a sobremesa.

Como podes ver, este tipo de mise en place mais formal utiliza mais copos e talheres do que deves estar habituada a colocar na tua mesa às refeições. Contudo, o mise en place que te apresentamos, apesar de ser o mais comum em banquetes de casamentos, pode obter uma forma ainda mais formal, acrescentando-se mais utensílios (que dependem do tipo de menu especifico para a refeição).

Mise En Place em Banquetes de Casamentos

 

Deixa uma resposta


5 × 9 =