Igreja de Santa Luzia em Viana do Castelo

Artigo colocado em Igrejas, Norte | 0
Igreja de Santa Luzia em Viana do Castelo
Vista da Igreja de Santa Luzia em Viana do Castelo
Igreja de Santa Luzia em Viana do Castelo
Interior da Igreja de Santa Luzia em Viana do Castelo

À procura da igreja ideal para casares no norte do nosso país? Então não deixes de conhecer a Igreja de Santa Luzia em Viana do Castelo… Não te vais arrepender!

.

Bem no norte de Portugal há uma igreja dedicada ao Sagrado Coração de Jesus… A Igreja, Templo ou Santuário de Santa Luzia, que também é conhecida como o Templo do Sagrado Coração de Jesus em Santa Luzia. Este edifício, que por si só já é um monumento, não podia ter melhor localização… No alto do Monte de Santa Luzia, visível a quilómetros e quilómetros de distância, ergue-se esta igreja que é o “ex libris” de Viana do castelo.

.

Construída com base num projeto do arquiteto Miguel Ventura Terra e tendo sido edificada entre 1904 e 1959 a mando da Confraria de Santa Luzia, a Igreja de Santa Luzia em Viana do Castelo possui uma estrutura interna que apresenta a forma de uma cruz grega. Exteriormente é de destacar a cúpula principal (que é a “coroa” do edifício) e as outras quatro cúpulas menores que se distribuem pelas quatro torres também presentes neste monumento.




Igreja de Santa Luzia em Viana do Castelo
Igreja de Santa Luzia em Viana do Castelo

Além disto, os seus vitrais de rosáceas são também de uma enorme beleza, o seu carrilhão é formado por 26 sinos, e não esqueçamos os frescos do autor Manuel Pereira da Silva que exibem a paixão e a ascensão de Cristo. Na fachada principal deste templo pode encontrar-se ainda uma estátua de 1898 (em bronze), do Sagrado Coração de Jesus (padroeiro deste monumento) da autoria de Aleixo Queirós Ribeiro.

.

Finalmente, do topo deste monumento (na sua parte mais alta), poderá admirar uma vista panorâmica de 360º simplesmente fenomenal, desvendando toda a natureza que engloba vale que inclui o rio Lima e as montanhas circundantes. Em 1927, esta paisagem chegou mesmo a ser considerada a 3ª melhor do mundo pela revista National Geographic.

.

Como vês esta igreja é bonita, histórica e com uma vista lindíssima… Vais adorar casar aqui!

Igreja de Santa Luzia em Viana do Castelo
Casamento na Igreja de Santa Luzia em Viana do Castelo

Deixa uma resposta


2 + = 11