Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Tavira

Artigo colocado em Igrejas, Sul | 0
Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Tavira
Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Tavira
Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Tavira
Altar da Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Tavira

Se és uma noiva tavirense e estás à procura da igreja certa para te casares, não passes ao lado Igreja de Nossa Senhora do Carmo sem lhe dares a devida atenção. Não te vais arrepender.

a

Também conhecida como Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, ou mais corretamente Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, esta igreja começou a ser construída a meio do século XVII, sensivelmente em 1747, quando a Ordem Terceira da Nossa Senhora do Carmo de Tavira prosperava e ordenou que se edificasse em pleno centro de Tavira uma igreja e um convento.

a

No que diz respeito à igreja, esta só viu o fim das suas obras no fim do mesmo século quando em 1792 (aproximadamente), quando ficou concluída a sua fachada. A razão de ser desta igreja seria assim promover os ideais das carmelitas desta Ordem que tinham como objetivo “alcançar a perfeição cristã, fomentando o bem da Igreja e a salvação das almas, com especial devoção e oração à Virgem do Carmo”.

a




Apesar desta história inspiradora, hoje em dia a quem passa e entra na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o fator que mais impressiona é mesmo a sua beleza. Mesmo sendo uma igreja imponente, o seu exterior é bastante singelo, fazendo apenas revelar a arquitetura barroca da sua entrada. Contudo, no seu interior predomina o estilo arquitetónico rococó, estando repleta de pormenores que fazem qualquer um dos seus visitantes viajar no tempo.

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Tavira
Teto do Altar da Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Tavira

Uma das principais características desta igreja é que esta é enaltecida por 6 capelas cada uma dedicada a um santo devoto das carmelitas da Ordem Terceira da Nossa Senhora do Carmo, nomeadamente a Nossa Senhora do Carmo, o Santo Elias (fundador da ordem do Carmo), a Santa Teresa de Ávila, o Santo Alberto, a Santa Efigénia e o Santo António.

a

Finalmente, a parte mais reconhecida da Igreja de Nossa Senhora do Carmo é mesmo o seu altar adornado com talha dourada e com uma magnífica pintura representativa da Nossa Senhora do Carmo, autoria de Joaquim José Rasquinho e de José Ferreira da Rocha.

a

Se estás à procura de uma igreja onde casar, não percas tempo e visita a Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Tavira, vais ver que te vais encantar.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Tavira
Interior da Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Tavira

Deixa uma resposta


8 × 5 =